Introdução
A funcionalidade de cardápio na mesa é uma extensão do cardápio digital. Com ela, o cliente pode escanear o QRCode disponibilizado pelo restaurante para acessar o cardápio pelo seu celular e realizar o seu pedido diretamente na mesa.
Saiba como realizar as configurações no PDV, Retaguarda Web e como fazer um pedido utilizando o QRCode da mesa.
Configurações iniciais
Para que o cardápio na mesa funcione corretamente, será necessário realizar algumas configurações no PDV e no Retaguarda Web.
Configurações no PDV
Na tela inicial do PDV, clique em “Configurações” representado por uma engrenagem no canto superior direito da tela.
Selecione a opção “Cardápio”.
Primeiro, na seção “Endereço do estabelecimento”, confirme se os campos de “CEP” e “Endereço” estão preenchidos corretamente com os do restaurante.
Em seguida, na seção “Pagamento”, certifique-se de uma das opções esteja selecionada: “Pagamento na entrega” ou “Pagamento online na entrega”.
Feito isso, confirme se as outras opções do seu cardápio digital estão preenchidas corretamente. Em seguida, clique em “Voltar”.
Agora, selecione a opção “Mesa/Cartão”.
Na seção “Modo de funcionamento” deixe os campos selecionados da seguinte forma:
Mesa/cartão: “Mesa”.
Local: “Local”.
Clique em “Voltar”.
Clique em “Voltar” mais uma vez e aguarde o sistema aplicar as alterações realizadas.Ao fazer isso, a parte do PDV estará pronta.
Configurações no Retaguarda Web
Acesse o Retaguarda Web pelo endereço https://mob.nox.com.br
No menu lateral esquerdo, selecione as opções “Alimentação” > “Mesa” > “Mapa”.
Busque a mesa que você deseja obter o QRCode e clique no ícone de QRCode na coluna “Ações”.O sistema irá gerar uma impressão com o QRCode. Será por esse QRCode que o cliente conseguirá acessar o seu cardápio e fazer o pedido.Imprima o QRCode e deixe-o visível na mesa correspondente no seu restaurante.
Realizando um pedido via QRCode
Permissão de rastreio de localização
Quando o cliente acessar o endereço do QRCode pela primeira vez, o sistema irá solicitar autorização para obter a localização do cliente.
Marque a opção “Memorizar decisão para este site” e “Permitir”.
Essa permissão é necessária, pois o sistema irá verificar a
distância do dispositivo do cliente com o endereço do restaurante (cadastrado
no PDV).
Se essa distância for muito longa, o cliente não conseguirá fazer um pedido até que ele entre do raio mínimo.
Escolhendo os produtos de um pedido
Após realizar a permissão de localização, agora é possível
realizar os pedidos. A busca pode ser feita pelo grupo de produto. Por exemplo:
“Lanches”.
Ou também digitando o nome do produto na barra de busca “Pesquisar produto”.
Após buscar o produto desejado, clique em cima dele.
Ao fazer isso, o sistema irá abrir uma nova tela. Aqui, você
poderá escolher as opções de preparo (caso haja essa opção) e escolher a
quantidade desse produto. Também, você também poderá escrever quaisquer observações que achar pertinente (por exemplo: “sem cebola” ou “sem tomate”, etc.).
Ao finalizar, clique no botão vermelho “Adicionar”.
O produto será adicionar à sacola. Repita o processo para adicionar mais coisas ao seu pedido.
Ao selecionar tudo o que deseja pedir, clique no ícone “Sacola”.
Na próxima tela, você poderá conferir se está tudo certo com o seu pedido. Por aqui, é também possível aumentar ou diminuir a quantidade de itens pedidos, além de excluir.
Ao finalizar o pedido, clique no botão “Pedir agora”.
O sistema irá mostrar uma mensagem de confirmação para a finalização do pedido. Se estiver tudo certo, clique em “Sim”.
Feito isso, uma mensagem de finalização do pedido será mostrada, sumindo automaticamente logo em seguida.
A tela “Resumo do pedido” irá aparecer. Por aqui, é possível verificar tudo o que foi pedido até o momento e fechar a conta.
Caso queira, é possível voltar para a tela inicial do cardápio e fazer mais pedidos. Eles serão adicionados a essa mesma conta.
Fechamento da conta
Para fazer o fechamento de uma conta, na tela de “Resumo do pedido”, clique no botão “Fechar conta”.
Ao fazer isso, uma mensagem aparecerá na tela, orientando o cliente a se dirigir até o balcão ou solicitar ajuda do garçom.
O restante do processo pode ser feito via PDV.