Introdução
A função de emissão de boletos permite que você faça a cobrança de seus clientes de maneira prática e ágil.
A seguir como configurar e emitir um boleto direto do NoxMob.
Antes de iniciar é necessário lembrar que essa funcionalidade está disponível apenas nos contratos do NoxMob + (Gourmet ou Varejo).
Criando uma conta bancária
Acesse o painel administrativo Retaguarda Web pelo endereço: https://mob.nox.com.br/.
No menu lateral, selecione as opções “Financeiro” > “Conta” > “Listar”.
Selecione a opção “Novo” caso queira criar uma conta ou clique em “Editar conta” se preferir atualizar os dados de uma conta já existente.
No exemplo a seguir, escolhemos editar uma conta já existente e preenchemos os dados da seguinte forma:
- Nome: Banco do Brasil;
- Descrição: Conta para emissão de boleto;
- Estado: Ativo;
- Tipo: Conta bancária
Após a seleção do tipo, 3 novos campos aparecerão: “Banco”, “Agência” e “Conta”.
Ao selecionar o banco o sistema verificará se possui integração com a emissão de boleto, se sim, exibirá uma nova sessão, exclusiva para configuração de emissão de boletos.
OBS: Se não for exibido os campos, significa que o NoxMob ainda não tem suporte para emissão de boleto pelo banco selecionado.
Os campos exibidos podem variar conforme o banco selecionado.
Exemplo: para o banco do Bradesco o registro e o retorno não são feitos por API e sim por meio de arquivo (remessa e retorno). Nesse caso não irá aparecer o grupo “Credenciais”.
Detalhando os campos de configuração
As informações preenchidas nos campos são de responsabilidade do cliente, visto que o gerente da conta bancária do cliente irá passar os dados para preenchimento.
Bolepix: se o gerente do banco informou que a carteira/convênio do cliente pode emitir um boleto com PIX, então deve ser colocado como “SIM”, caso contrário, deve ser colocado como NÃO.
- OBS: Para o Banco Itaú, esse valor deve ser preenchido como SIM. Visto que a emissão de boleto é apenas com PIX.
Valores: ao preencher os valores de Juros e Multa, o sistema automaticamente calculará e colocará um texto no boleto (instruções) com os valores e datas. Ou seja, não precisa informar nenhum código de instrução extra para esse tipo de cobrança (isso também serve para protesto e negativação).
Instruções: os campos “Instrução 1” e “Instrução 2” devem ser preenchidos com o código da instrução que o gerente do banco informou. No entanto, para maioria dos casos, não há necessidade de preenchimento.
Numeração: aqui é necessário verificar se o cliente não emitiu boleto através da mesma carteira/convênio em outro software, pois se sim, deve ser informado um número (nosso número e seu número) superior ao último boleto emitido. Isso evita duplicidade no momento da emissão pelo NoxMob. O campo “Seu número” é um número sequencial que sairá no boleto, antigo número do documento.
Remessa/Retorno: se o cliente e/ou o banco não utilizar/suportar a emissão via API, então é necessário informar o layout do arquivo e outras informações que o Gerente da conta fornecerá (caso use o envio online/via API, então o reenchimento desses campos é desnecessário)
Credenciais: seu preenchimento é obrigatório APENAS se a emissão/consulta dos boletos será feita via API. Todas as informações preenchidas aqui são de responsabilidade do cliente, ou seja, o Gerente da conta deve fornecer os dados.
Impressão: o NoxMob possui mais de 10 layout de impressão de boleto, escolha qual se encaixa mais com o gosto do cliente.
Requisitos para emissão de um boleto
- O devedor deve ser um cliente;
- O cliente deve ter o campo Validar = SIM;
- A categoria do tipo de pagamento deve ser “Boleto bancário”;
- A conta a receber não pode estar vencida;
- A conta vinculada a conta a receber deve ser do tipo “Conta bancária”.
Emitindo um boleto
Com tudo parametrizado, vamos criar uma conta a receber e logo após verificar alguns campos em “Financeiro” > “Contas a receber” > “Listar”.
Na coluna “Estado boleto” se encontra a situação do último boleto emitido para aquela conta a receber.
Estados possíveis
- Aguardando criação – Está tudo certo com a conta a receber, só emitir o seu boleto!
- Emitido – O boleto foi emitido, mas ainda não foi registrado (quando o registro é via remessa);
- Registrado – O boleto foi emitido e registrado no banco, basta aguardar o pagamento.
- Liquidado – O boleto foi pago pelo devedor, não há mais nada para ser feito.
- Erro – Ocorreu um erro na emissão do boleto, então é necessário verificar o motivo nas ocorrências (explicado logo abaixo).
Se ainda não foi emitido um boleto, então o NoxMob exibirá nessa coluna uma possível falha na validação dos requisitos citado acima ou o estado será: “Aguardando criação”.
Com isso é possível verificar que existe um botão de ação chamado “Emitir boleto” e ao clicar sobre ele o NoxMob irá realizar a emissão e o registro online (se o banco permitir o envio via API).
Após emitir um boleto, podemos ver na lista que seu estado mudou, agora para “Registrado” (visto que estamos utilizando em nosso exemplo a emissão através do Banco do Brasil e configuramos as credenciais para envio on-line).
Analisando a situação de um boleto
Na grade de contas a receber é possível visualizar uma lista de boletos emitidos para uma determinada conta a receber.
Aqui será possível verificar, além do estado do boleto, o estado da remessa (se for via arquivo), data que foi registrado, baixado e creditado, valor pago, código de barras e demais informações de um boleto.
Ao expandir mais um nível, clicando no ícone da seta ao lado do “Estado boleto”, é possível verificar uma lista de retorno do banco (seja via API ou por leitura de arquivo de retorno).
Essa lista guarda uma linha do tempo do boleto mostrando dados como: quando foi emitido, registrado, baixado, alterado, pago ou consultado.
Expandindo mais um nível é possível verificar as ocorrências desse retorno, aqui normalmente ficará a informação dos erros que ocorreram no processo de emissão e registro.
Será através dessa informação que o cliente saberá o motivo do boleto estar com o estado “Erro”.
Emissão em lote
É possível emitir mais de um boleto por vez. Para isso selecione quais contas a receber você deseja criar o boleto, em seguida, clique no ícone representado por três pontos na vertical e selecione a opção “Emitir boletos”.
Emissão de dois ou mais boletos para uma mesma conta a receber
Hoje é possível emitir mais de um boleto para uma mesma conta a receber, desde que o boleto anterior tenha sido dado baixa junto ao Banco/CIP ou o boleto anterior esteja no estado “Erro”.
Geração de arquivo de remessa
Clique no ícone representado por três pontos na vertical, ao lado de “Assistente”, e selecione a opção “Gerar remessa boleto”.
Essa opção gerará um arquivo (.rem) no layout configurado na conta bancária (CNAB240 ou 400) que deve ser enviado ao banco (normalmente acessando o bankline do cliente).
Se não selecionar nenhuma conta a receber, então o sistema irá gerar com todos os boletos que estão no estado “Emitido” e o estado remessa seja “Pendente”.
Leitura do arquivo de retorno
Essa funcionalidade permite a leitura do arquivo de retorno disponibilizado pelo banco (.ret, .crt).
Para acessá-la, clique no ícone representado por três pontos na vertical, ao lado de “Assistente”, e selecione a opção “Importar retorno de boletos”.
Esse arquivo contém informações sobre os boletos que foram emitidos e registrados junto ao banco.
Ou seja, ao ler esse arquivo no NoxMob será possível analisar o retorno de cada boleto, se ele foi aceito pela CIP, se foi pago, se foi baixado ou quaisquer outras informações importantes para o banco.
Se no retorno do banco, um ou mais boleto foi pago, o sistema receberá a conta a receber automaticamente com os valores fornecidos pelo banco.