Introdução
A fila de espera é uma função utilizada para facilitar o fluxo de clientes no seu negócio. Com ela, é possível configurar um painel de chamada e até mesmo avisar o cliente via SMS para avisá-lo que, por exemplo, sua mesa está disponível para uso.
Neste guia, saiba como configurar a sua fila de espera no NoxMob e entenda como ela funciona.
Configurações iniciais
Para acessar as configurações da fila de atendimento, vá até a tela inicial do PDV, clique no botão “Configurações”, representado por um ícone de engrenagem no canto superior direito.
Em seguida, selecione a opção “Fila de espera”.
Aqui, você verá as seguintes seções: Notificação, Mensagens.
Notificação
Por mensagem: ativando essa opção, o sistema irá disparar as mensagens configuradas a seguir para o celular registrado no cadastro do cliente. As mensagens podem ser via SMS ou WhatsApp caso esteja configurado.
Mensagens
Entrou na fila: neste campo, você deverá digitar a mensagem que será disparada para o cliente no momento que ele for incluído na fila de espera.
Notificado: neste campo, você deverá digitar a mensagem que será disparada quando chegar a vez do cliente na fila.
Criando uma fila nova
Na tela inicial do PDV, selecione a opção “Fila de espera”.
Clique no botão “Nova fila” representado pelo único ícone localizado no canto superior direito da tela.Na próxima tela, preencha qual será o nome dessa fila.No campo “Estado”, você poderá escolher uma das três opções:
- Parada: a fila não muda e não envia mensagens para o celular do cliente;
- Iniciada: a fila funciona normalmente e envia mensagens para o celular do cliente;
- Pausada: a fila não envia mensagens para o cliente.
Decidido o nome e o estado, clique em “OK” no canto superior direito da tela.Com isso, a fila estará criada e pronta para ser utilizada. Ela irá aparecer na lista de fila, localizada na tela anterior a deste cadastro.Editar o cadastro de uma fila de espera
Caso você precise editar o cadastro de uma fila, na tela de lista, basta clicar no botão representado por uma prancheta no canto direito.Nessa tela, você poderá alterar o nome da fila, visualizar a quantidade de pessoas que estão nela e o estado da fila.Por aqui, também é possível alterar o estado da mesa, clicando nos botões de cada estado: “Iniciar”, “Pausar” ou “Parar”.
Adicionando um cliente na fila de espera
Na tela inicial do PDV, selecione a opção “Fila de espera”.
Selecione em qual fila você deseja adicionar um cliente.
Clique no botão “Novo cliente” representado pelo único ícone localizado no canto superior direito da tela.
Primeiro, digite o nome do cliente. Caso ele já tenha um cadastro no seu estabelecimento, clique no botão da “lupa” para buscá-lo após digitar o nome.
Em seguida, no campo “Telefone”, digite o número do celular que receberá as notificações (caso essa opção esteja ativa nas configurações da fila de espera).
No campo “Pessoas”, preencha a quantidade de pessoas que estarão junto ao cliente.
Caso haja crianças, habilite a opção “Criança”. O mesmo vale para cadeirantes.
Em seguida, clique em “OK” no canto superior direito.
Ao fazer isso, o cliente será adicionado naquela fila de espera. Além disso, caso a opção de encaminhar esteja ativa, o sistema irá enviar uma mensagem para o celular cadastrado do cliente.
Caso alguma das opções de “Criança” ou “Cadeirante” esteja ativada, um ícone representado cada uma delas será mostrado ao lado do nome do cliente.
Opções de um cliente na fila
Quando um cliente já está na fila, é possível realizar alterações no seu status. Para fazer isso, em uma fila, clique no nome do cliente.
Aqui, você poderá editar todos os dados do cliente (nome, telefone, número de acompanhantes, etc.).
Além disso, há o campo “Tempo espera” que mostra há quanto tempo aquele cliente está aguardando sua vez.
Nessa tela, também há 3 botões:
Notificar cliente: clique nesse botão quando a vez do cliente chegar. Assim, o sistema irá enviar uma mensagem para o celular cadastrado.
Cliente atendido: clique nesse botão quando o atendimento do cliente for concluído, removendo-o da fila.
Cliente desistiu: clique nesse botão caso o cliente tenha desistido da fila, também o removendo da fila.